segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Conto: Quem tem medo de fantasma?


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

·         Texto: Quem tem medo de fantasma? Fanny Joly e Jean Noel

·         Tempo Previsto: 10 aulas

·         Público Alvo: 7ª série – 8º ano

·         Objetivo: levar ao aluno a compreender as características do gênero conto

 

CONDUÇÃO DA PRÁTICA 

·         Agenda do Dia

·         Sensibilização:  Para o Gênero Conto

Observação das imagens

Apreciação do Filme Gasparzinho

Música do Filme Os Caça Fantasmas

 

   ATIVAÇÃO DO CONHECIMENTO DE MUNDO 

1º momento – Observação das imagens
 
Trechos do filme Gasparzinho e Música do Çaça Fantasma ( música em inglês-só para saber se algum aluno conhece a música que está ligada aos fantasmas)

2º Momento: Questões
·         Quem acredita em fantasmas?

·         Quem tem medo?

·         Quem acha engraçado?

·         Quem gostaria de ver um?

·         Se encontrasse um fantasma, o que falaria a ele?

·         Quem já leu um conto de fantasma?

·         A imagem chama a atenção de vocês?

3º Momento:

Leitura pelo professor compartilhada, expressiva e enfática

Levantamento de hipóteses e idéias.

4º Momento:

Roda  de leitura feita pelos alunos para questões pertinentes ao tema ( Tempo, Espaço, Personagens, Situação do diálogo, tipo textual,  Enredo, foco Narrativo).

5º Momento: Avaliação

Reconto oral e produção textual

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário