segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
Texto “ Aeroporto”
Autor: Carlos Drummond de Andrade



GÊNERO CRÔNICA

¨  Crônica : Temas do Cotidiano , texto narrativo.
Conversa informal sobre a crônica, fazendo o aluno pensar sobre seus atos cotidiano ( observar como é seu dia-a-dia), o que acontece nesse dia-a-dia, ou algum fato que mais lhe chamou a atenção, se o que houve o fez refletir.

CONHECENDO O AUTOR

¨  Apresentação de alguma outra obra do mesmo autor.
¨  Porque foi escolhido esse texto, seus personagens, espaço, tempo, como ocorreram os fatos.

CONHECENDO MELHOR OS COAUTORES

¨  Vocês reconhecem essa imagem?


¨  Já estiveram pessoalmente em um aeroporto? Se sim, viram muitas empresas aéreas diferentes?
¨  Viajaram em alguma delas ou só foram dar um passeio ou levar/ esperar alguém?
¨  Se você(s) nunca viajaram de avião têm vontade de fazê-lo?

A LEITURA

¨  O  Título
¨  Caracterização das personagens através da imaginação dos alunos.
¨  Comentário e explicação do adjetivo parco , encontrado no primeiro parágrafo.

COMO É ESSE PERSONAGEM

¨  Por que será que ele é tão querido pelas pessoas ? ( 2º e 3º parágrafos)
¨  Sua ideia sobre o personagem ainda se mantém? ( até o parágrafo da incontinência)

REVELAÇÃO
¨  O  que acharam, surpreenderam-se com a revelação?
Depois da revelação eles conseguem entender por que o Pedro era uma pessoa querida.

SISTEMATIZAÇÃO

¨  Trabalhar como se fosse um tema narrativo,  chamando a atenção para o personagem:
*na unidade de tempo;
¨  na unidade de espaço;
¨  na unidade dramática;
¨  no número  de personagens;
¨  na situação do diálogo;
¨  no tipo textual;
¨  na definição do personagem ; e em consequência observar as características do gênero crônica.

RECONTAGEM DA HISTÓRIA

¨  Agora é a vez de os alunos recontarem a história:
¨  Um aluno vai à frente, na sala,  e começa a recontar a história.
¨  Pode haver a intervenção de outros alunos.
¨  Professor vai formando os tópicos na lousa. Até aqui seria a parte da habilidade da leitura.
¨  Se entrássemos já na parte da escrita, os alunos reescreveriam a história e fariam a correção em duplas.
¨  Após a correção do professor, viria a devolutiva com apontamentos de eventuais problemas.

Essa sequência didática foi elaborada pela colaboradora Alia Ledi Grellmann Severo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário