• Texto: “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade
• Tempo previsto: 8 aulas
• Público alvo: 5ª série – 6º ano
• Objetivo: Levar o aluno a compreender as características do gênero crônica
Condução da prática
• Agenda do dia
• Sensibilização: - Para o gênero crônica
- Para a observação de imagens
- Para a apreciação do trailer do filme “O terminal”
ATIVAÇÃO DO CONHECIMENTO DO MUNDO
1º momento: observação das imagens:
2º momento: Questionamentos
• Você já esteve em um aeroporto?
• Quem já viajou de avião?
• Você conhece alguém que já viajou de avião ou esteve em um aeroporto?
• Qual(is) emoção(ões) você sentiu?
• Será que essas imagens podem sugerir alguma pista sobre a leitura do texto ?
3º momento: Sensibilização para as emoções que envolvem a narrativa trabalhada
• Que informações o texto nos fornece a respeito das personagens principais(características físicas e psicológicas – construção das personagens)?
• Quais sentimentos são revelados no decorrer da leitura?
Condução da prática
• Levantamento de hipóteses;
• Leitura compartilhada;
• Discussão dos aspectos interessantes e/ou relevantes ao tema.
Questões pertinentes
Relacionar os fatos da crônica ao cotidiano do aluno:
• Quem visita pessoas próximas (queridas)?
• Com que frequência?
• Como se sente ao ir embora?
• Que meio(s) de transporte(s) são mais utilizados pela família em viagens?
4° momento: Roda de conversa
– Elementos da narrativa: tempo, espaço, personagem, enredo, foco narrativo
– Reconto oral: Registro da sequência dos fatos na lousa.
5º momento: Apreciação musical
6° momento:Avaliação
_ Apresentação das músicas que envolvem o tema "aeroporto";
_ Sensibilização e reflexão.
6° momento:Avaliação
_ Produção textual, observando-se:
- Organização das ideias;
- Apresentação coerente dos acontecimentos;
- Uso da linguagem formal;
- Coerência e coesão textual;
Nenhum comentário:
Postar um comentário