domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem




       Texto: “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade
       Tempo previsto: 8 aulas
       Público alvo: 5ª série – 6º ano
       Objetivo: Levar o aluno a compreender as características  do gênero crônica

      Condução da prática
       Agenda do dia
       Sensibilização:   -  Para o gênero crônica
 -  Para a observação de imagens
 -  Para a apreciação do trailer do filme “O terminal”


ATIVAÇÃO DO CONHECIMENTO DO MUNDO


1º momento: observação das  imagens:




2º momento: Questionamentos


       Você já esteve em um aeroporto?
       Quem já viajou de avião?
       Você conhece alguém que já viajou de avião ou esteve em um aeroporto?
       Qual(is) emoção(ões) você sentiu?
       Será que essas imagens  podem  sugerir alguma pista sobre a leitura do texto ?



3º momento: Sensibilização para as emoções que envolvem  a narrativa trabalhada






       Que informações o texto nos fornece a respeito das personagens principais(características físicas e psicológicas – construção das personagens)?
       Quais sentimentos são revelados no decorrer da leitura?


      Condução da prática
       Levantamento de hipóteses;
       Leitura compartilhada;
       Discussão dos aspectos interessantes e/ou relevantes ao tema.
                      

Questões pertinentes

      Relacionar os fatos da crônica ao cotidiano do aluno:
       Quem visita pessoas próximas (queridas)?
       Com que frequência?
       Como se sente ao ir embora?
       Que meio(s)  de transporte(s) são mais utilizados pela família em viagens?


      4° momento:  Roda de conversa


    Elementos da narrativa: tempo, espaço, personagem, enredo, foco narrativo

     Reconto oral:    Registro da sequência dos fatos na lousa.
      

          5º momento:  Apreciação musical



_ Apresentação das músicas que envolvem o tema "aeroporto";



_ Sensibilização e reflexão.



6° momento:Avaliação


                    _  Produção textual, observando-se:

                       - Organização das ideias;
                       - Apresentação coerente dos acontecimentos;
                       - Uso da linguagem formal;
                       - Coerência e coesão textual;

Nenhum comentário:

Postar um comentário